
Moça finge que está sofrendo abuso e aguarda a reação dos passageiros
A cena mostra uma jovem loira no metrô e, ao seu lado, um rapaz que, , pega sua mão. Depois, chega mais perto, esfregando-se nela. A jovem reage: “Você sabe que isso é agressão sexual? Não toque mim.” Ao redor, as pessoas no trem inicialmente ignoram o que está acontecendo. Como a mulher aparentemente vai ficando mais nervosa, ela pede ajuda a uns homens que, mesmo próximos, continuavam conversando sobre negócios. Quando finalmente ela diz que não conhece o sujeito, e o cara admite que estava querendo tocá-la, os outros homens passam a enfrentá-lo.
A situação, no entanto, não passou de uma encenação. Como quase saiu do controle, os dois atores — assediada e agressor — tiveram de admitir que se tratava de uma experiência social. O objetivo, conforme revelaram, era flagrar a reação das pessoas diante dos casos de assédio que, assim no Brasil, também acomete o transporte público Londres, de o vídeo foi feito.
A experiência, desta vez, mostrou o contrário. O casal, então, teve de enfrentar uma reação dos passageiros que tentaram ajudar, mas a mulher tentou acalmar a todos, explicando a razão por trás deste “experimento social”.
— Nós estamos tentando aumentar a conscientização sobre violência sexual trens, porque uma grande parte do tempo as pessoas vêem isso acontecendo e ninguém diz nada. Eu realmente agradeço que vocês fizeram algo sobre isso, já aconteceu comigo muitas vezes e as pessoas não disseram nada.
O metrô de Londres não quis se manifestar, por não ter nada a ver com a experiência. A presa tem uma campanha contra assédio, #ReportItToStopIt (denuncie para que isso acabe), e um filme que já foi visto mais de 2,6 milhões de vezes, que incentiva as pessoas a denunciarem qualquer comportamento sexual indesejado que vivenciem dentro dos trens.
O risco desse tipo de “experiência”, a meu ver, é banalizar o tema. Os homens que “salvaram” a moça desta vez, talvez se sintam intimidados fazer o mesmo por achar que podem estar caindo uma pegadinha. Conscientizar sobre os riscos do assédio é urgente, mas não dá para brincar com esses assuntos.
Felizmente, a reação foi surpreendente, e os passageiros partiram sua defesa, ao contrário do que habitualmente ocorre. Tomara que, enquanto haja assédio, seja sempre assim…
The Reação a experiência de assédio sexual no metrô de Londres surpreende. Veja o vídeo Blog da DB.
Fonte: Blog da DB

