Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Artigos,

Uso de pílula anticoncepcional pode acelerar a catarata

Pesquisa da Federação Internacional de Diabetes revela que a doença está ascensão no país. Hoje, 11,6 milhões de brasileiros com idade entre 20 e 79 anos são diabéticos. Cerca de 27% ou mais de 3,2 milhões desconhecem ter a doença. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a maior dificuldade de quem tem diabetes é manter a glicemia níveis seguros. As mulheres, entretanto, são as mais afetadas, seja pela oscilação dos hormônios sexuais ou pelo uso de pílula anticoncepcional.
 
No Brasil, afirma, nbsp;estudos mostram que a maioria, 3 cada 4, nbsp;não conseguem controlar a doença. isso, é uma importante causa de perda da visão e outras complicações na saúde. O diabetes, explica, é nbsp;caracterizado por uma deficiência na secreção de insulina pelo pâncreas, ou resistência das células a este hormônio.
 
A baixa nbsp;absorção celular da glicose, principal fonte de energia retirada dos alimentos, aumenta a fome e pode levar ao ganho ou perda repentina de peso. O oftalmologista diz que outros sinais de alerta que podem sinalizar a doença são: visão baçada, dificuldade de cicatrização, nbsp;vontade de urinar repetidas vezes, muita sede, desconforto e formigamento nas pernas.
 
Falta de sintomas 
 
Na maioria das pessoas, comenta, nbsp;a doença se instala sem apresentar sintoma durante anos. isso, é ignorada por parte dos portadores. Queiroz Neto afirma que é comum o diabetes ser descoberto no diagnóstico da catarata. Este foi o caso de uma paciente operada pelo médico. Trocar os óculos já não melhorava a visão. O diabetes foi descoberto no exame de fundo de olho. nbsp;O especialista diz que quando já está instalado há 10 anos pode também causar alterações nos vasos. A aplicação de laser para secar neovasos na retina decorrentes do diabetes nbsp;evita a perda da visão.
 
Risco entre mulheres
 
As mulheres têm mais diabetes do que os homens. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil incide 7,2% das mulheres contra 6,5% dos homens. Queiroz Neto ressalta que as oscilações dos hormônios sexuais e o uso de pílula anticoncepcional estão por trás desta diferença. Prova disso é uma diretriz da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contraindica o uso de pílula por mulheres diabéticas porque a medicação descontrola a glicemia.
 
Um dos efeitos deste descontrole é a antecipação da catarata. Isso porque, explica, quando a glicemia está alta provoca edema no cristalino que absorve mais água. Conforme o nível de glicose no sangue diminui, desidrata. A repetida hidratação e desidratação facilita a opacificação.
 
O médico afirma que outro efeito do descontrole glicêmico é o acúmulo no cristalino de sorbitol, um poliálcool formado na metabolização do açúcar. Isso explica porque mulheres diabéticas têm catarata e retinopatia antes dos homens, afirma. nbsp;Para interromper este processo a dica do médico é consultar um ginecologista e substituir o contraceptivo por DIU ou camisinha de acordo com a avaliação médica de cada mulher.

Fonte: Vida

Sem Comentarios